quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PONTE - UMA NECESSIDADE GUARATUBANA

           Quem já não se sentiu irritado ao esperar minutos e mais minutos na fila do ferry boat para chegar ao lado de cá ou de lá?
           Quem não perdeu o horário do compromisso, do trabalho, do encontro, da oração, por causa do atraso da balsa, que não podia sair enquanto a neblina não passasse?
           Quantos não ficaram e ainda ficarão - caso nada seja feito -, nas filas que serpenteiam lentamente por vários quilômetros, horas e mais horas esquecidas nessas filas, nos feriados e epóca de temporada? Ah, mas nesse caso o "turista" está sem pressa!, pode dizer um desavisado e defensor de que o tempo deve também ser parado. E o turista nervoso por ter que passar pelo transtorno, caso venho em outro ano, sairá um dia ou dois antes só para não enfrentar a "bendita" fila. Quem perde com isso?
           E quantas promessas já foram feitas? Inúmeras... Tantas que tornaram-se objetos da matemática, isto é, do reino dos números infinitos.
           É essa a história da Ponte de Guaratuba.
           Eu já vi gente morrer por não ter travessiaEu já vi empresas perderem oportunidades; eu já vi estudantes perderem a rota de guaratuba e rumar a outros centros; Parece hipérboles tais depoimentos, mas não são. Eu próprio já vi e vivi drama parecido. Eu já estive por lá, num domingo à noite na esperança de embarcar ná balsa do horário  da 1:00. Mas a neblina chegou antes que eu e acabei ficando até as 5:00 para conseguir chegar do lado de cá. Tive meu pobre gol como aposento, o frio como cobertor e as dores no corpo pelo conforto excessivo. Não seria o caso de ter então um centro de hospedagem ao suposto cliente que paga pela travessia?
          Recentemente, surgiu a notícia de que sairia a licitação do projeto. Fiquei contente ao pensar que algum político havia se lembrado das promessas da Ponte.
          Oxalá fosse verdade, era véspera de eleição. O que se viu depois foi:

"Pessuti disse nesta segunda-feira (11/10), em Paranaguá, que o governo está concluindo o edital para escolha do projeto da obra, mas que a decisão de iniciar a licitação caberá ao futuro governador, Beto Richa."
“O edital para a elaboração do projeto arquitetônico para uma ponte na Baia de Guaratuba ficará pronto ainda neste mês, no mais tardar em novembro’, adiantou Pessuti, durante entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (11/10), em Paranaguá. Caberá ao próximo governador lançar ou não o edital." (fonte: Correio do Litoral - 21/10/10)
          
           A que cheira tal notícia? À velha mania do deixa que o outro faça.
          A ponte é ponto necessário, fundamental! A ponte vital! A ponte é a nosso futuro em jogo neste entremeio de portos.
          Eis a verdade: PONTE! Se faz urgência em sua construção!
          No entanto, para que isso aconteça é necessário que tanto a população de Guaratuba como a de Matinhos, de Pontal do Paraná e de outras cidades pensem da mesma forma, isto é: Ponte Urgente! Estamos juntos nessa construção. 
  
            Então, vamos juntos nessa campanha?  
    
  

10 comentários:

  1. Ótima iniciativa. Precisamos do progresso para melhorar o escoamento de mercadorias e aumentar as possibilidades de comércio em nossa região.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a falta da ponte atrapalha o desenvolvimento de nossa cidade. Guaratuba merece esta ponte. A população da cidade deve lutar para que esta promessa de político se transforme em realidade, logo!

    ResponderExcluir
  3. Quando o lucro de alguns fala mais alto do que as necessidades de muitos, não há democracia, e tampouco pontes ligando os interesses desses poucos privilegiados com a maioria sofredora.

    ResponderExcluir
  4. Sou a favor da ponte, mas gostaria que ela fosse só nossa. Essa coisa de Guaratuba virar corredor de containers do porto de Paranaguá e Itapoá não me cheira bem, isso vai trazer mais desconforto do que progresso, e ainda o ônus ao município que terá que fazer pistas reforçadas para o progresso passar pela nossa cidade e ir para Ca ou para La. Quem viver vera. ESM

    ResponderExcluir
  5. Isso aí professor!

    PONTE JÁ

    Olha o ferry boat pode continuar como uma opção para o turista, que assim quiser!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Professor, pela iniciativa! A ponte com certeza é urgente.Toda essa situação que você retratou no texto é a mais absouluta verdade e causa muita indignação nas pessoas. Essa ponte deve ser realizada o mais breve possivel, para que assim tenhamos uma vida mais digna.

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo! Grande iniciativa!

    Precisamos de grande mobilização para que essa necessidade seja suprida.

    Tenho acompanhado os comentários e percebido que a importância da ponte tem sido bem discutida e muitos governantes se mostrado sensíveis à essa questão. Como você bem apontou, até promessas já surgiram.

    Entretanto tenho pensado e me preocupado com uma outra questão que precisamos também provocar a discussão e o debate: onde e como será construída a ponte? Esse questionamento é extremamente importante em razão das conseqüências que a edificação da ponte trará para o município.

    Existe uma necessidade real e que precisa ser sanada, mas considerando as características do nosso Município e da região é preciso se estudar muito o local e a forma de realização desse grande e essencial empreendimento.
    A título de exemplo cito o fato de Guaratuba estar situada entre portos e a uma distância que se estreita ainda mais com a conclusão das obras do Porto de Itapoá. Certamente haverá maior integração entre as cidades que estão nesse meio, com aumento considerável do fluxo de veículos e pessoas. Nesse contexto e considerando o porte, o ambiente urbano e a vocação turística de Guaratuba, não se pode deixar de pensar por onde deverá passar a estrada que conduzirá esse grande fluxo de veículos (inclusive os de grande porte - caminhões) até a ponte. Se cruzando o centro da cidade ou por fora do perímetro urbano. E, ainda, analisando qual o impacto que uma estrada desse porte trará para o local onde será edificada e para a região.

    É importe essa reflexão eis que a necessidade da ponte efetivamente existe e deve ser sanada, mas sua edificação é algo complexo e que não pode ser realizado sem uma análise estratégica séria, adequada, e ordenada de forma científica. Tudo para que se constitua em verdadeiro benefício para a sociedade local, com menor impacto possível e sem comprometer a vocação e características sociais e de desenvolvimento da região litorânea.

    A ponte é importante, mas não se pode construí-la sem dar a esse empreendimento a atenção que ele exige.

    A ponte precisa ser construída no local certo e da forma certa.

    Um grande abraço Paulo e vamos continuar esse grandioso movimento!

    Cordialmente

    Luiz Antonio Michaliszyn Filho

    ResponderExcluir
  8. Oi Paulo!

    Também estou escrevendo sobre esse tema no blog www.luizmichaliszyn.blogspot.com

    Aguardo seu comentário.

    Cordialmente

    Luiz Antonio Michaliszyn Filho

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Professor!!! Conte comigo para essa batalha, e Deus nos fará vencedores!!!

    ResponderExcluir
  10. muito legal a sua iniciativa e muito boa a idéia do adesivo também... Como faço pra ter um? Vou propagar a idéia e acho que quanto mais gente apoiar essa idéia, maior será a probabilidade disso tornar-se realidade!!!
    Quantos médicos deixam de vir atender em Guaratuba por falta de uma ponte? Quantos professores deixam de vir dar aula na faculdade por pensarem duas vezes na forma de acesso arcaica e retrógrada que terão que enfrentar todos os dias? Quantas pessoas, que por medo, deixam de conhecer Guaratuba por não terem coragem de atravessar o ferry? E se considerarem a outra alternativa, por Garuva, é bem provável que a pessoa desista pela distância ainda maior ou ainda se convença que é melhor ir pra Santa Catarina, conhecer as praias de lá! Acho que é isso mesmo, temos que levantar essa bandeira pra termos progresso em Guaratuba!!!
    Parabéns pela coragem de defender essa idéia!
    Um abraço.
    Gladis.

    ResponderExcluir